Sunday, August 19, 2012

Permacultura e Educação



O que acontece quando criamos um jardim?

“Trabalhar com a Terra e não contra Ela”, assim fala um dos preceitos éticos da Permacultura. Esta palavra surgiu da agricultura (Agricultura Permanente) e ganhou tanto sentido e abrangência que evoluiu para um conceito de cultura; Cultura Permanente. A filosofia de observar, aprender com a natureza e trabalhar de acordo com os processos naturais, potencializando os ciclos e movimentos da natureza, passou ter significado filosófico, pois tem embasamento ético; assim a Permacultura se mostra como um caminho eficiente na educação. Pois permite a vivência com a natureza numa atitude de humildade, aprendizado e responsabilidade.

Além disso, o convívio harmônico com a natureza nos re-conecta à teia da vida, da qual somos parte. Nos faz enxergar o mundo natural e conecta o nosso “elo perdido” com os ciclos naturais da água, da energia e do cosmos. Aprender com a natureza desperta a nossa intuição e torna possível a fusão entre sujeito e objeto, pois ora somos observadores, ora somos parte do todo, ora transformamos a natureza, ora somos transformados por ela.

Trabalhar assim é incorporar uma nova atitude enquanto educador. É confiar, sobretudo, no despertar das pessoas, é cooperar com a força da natureza e estar completamente aberto à experiência de aprendizado. É visceralmente ter consciência da ligação com o todo e, portanto, deixar que a natureza ensine, é estar atento! “Observar, observar, observar”! Quase silencioso para intuir nas nuances o manifestar de cada processo, de cada vivência e cada relação.

CAMINHANDO E APRENDENDO

Aqui relato a experiência de construção do “Jardim Colorido” no CSU do bairro José Walter, em Fortaleza. Atividade do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Sou arte-educadora do PETI, somos uma equipe de oito arte-educadores e uma pedagoga; nossa função é, basicamente, orientar e acompanhar o trabalho dos educadores do PETI inserindo a arte-educação no cotidiano do Programa. Nessa dinâmica de trabalho ofereci aos educadores do PETI trabalhar a educação ambiental prática. A educadora do PETI do bairro do José Walter me solicitou ajuda para transformar o espaço que fica em frente à sala do PETI e desde então venho orientando o trabalho pedagógico com a permacultura no José Walter. A metodologia está surgindo a medida que caminhamos...


O futuro jardim colorido: Espaço que teremos para trabalhar a permacultura, fica em frente à sala do PETI no Centro Social Urbano do Conjunto José Walter.

O primeiro passo foi uma oficina de planejamento lúdico: caminhamos com as crianças pelo espaço e observamos os elementos presentes, a direção do Sol, as plantas que já havia no local, o tipo de solo, a direção dos ventos, o caminho da água da chuva, os pequenos animais, os recursos disponíveis, etc.

  

Depois da caminhada de observação e de alguns questionamentos levantados, passamos para a fase de planejamento. A atividade foi fazer um desenho com o tema "Como eu gostaria de ver lugar transformado"? Os resultados foram surpreendentes! Podemos perceber a sensibilidade e a perspicácia das crianças: incluíram no planejamento a arte (pinturas nas paredes), o laser (balanços na árvore), a prosperidade (árvores frutíferas) e a espiritualidade (anjo protetor/Deus).

O PETI atende crianças no turno da manhã, que vão para a escola à tarde e atende à tarde crianças que vão à escola no turno da manhã. Assim, eu combinei com a Kelly e a Vânia, as educadoras, que sempre que eu visitasse o PETI com alguma oficina elas fariam a mesma oficina no outro turno e assim temos feito e tem sido bem produtivo.

O Segundo passo foi a confecção de um "Diário de Campo", cada criança confeccionou o seu diário reaproveitando materiais como papelão e embalagens tetrapack, e o acabamento foi feito com cartolina, cola branca e barbante de algodão, tudo personalizado, pois cada um fez a capa do seu jeito, com sua arte. Ao final de todas as atividades no "jardim" o grupo senta, conversa, anota e desenha os aprendizados do dia.

 
 





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