Sunday, January 01, 2017

Sobre guardar memórias (ou nostalgia*)



Hoje lembrei uma história que minha avó contava. Quando era criança, ela, suas irmãs e irmãos iam para a roça trabalhar, o pai fazia os buraquinhos na terra e as crianças jogavam as sementes, elas deveriam jogar uma ou duas sementes em cada buraco e só terminavam quando acabavam as sementes que seu pai lhes entregara. Um dia elas quiseram ser mais espertas e jogaram muitas sementes em cada buraco para o trabalho acabar mais rápido. Eu não lembro o desfecho da história, mas lembro de que minha avó contava sorrindo e achando graça. Provavelmente, elas devem ter levado uma bronca do meu bisavô quando as sementes começaram a brotar.

Hoje a minha avó não está mais com a memória muito boa, provavelmente ela já não lembra mais dessa história que ela sempre contava repetidamente e eu procurava escutar como se fosse uma novidade. Mal sabia eu que um dia eu sentiria tanta saudade de ouvir essas histórias repetidas, sabendo que essas histórias já se foram, porque ela não lembra mais. Eu não sabia que a repetição das mesmas histórias já era a memória dela indo embora e se segurando para lembrar mais um pouco.


Para onde foram aquelas histórias que minha avó não lembra mais?

nostalgia
substantivo feminino
  1. 1.
    melancolia profunda causada pelo afastamento da terra natal.
  2. 2.
    psic distúrbios comportamentais e/ou sintomas somáticos provocados pelo afastamento do país natal, do seio da família e pelo anseio extremo de a eles retornar 
    (fonte: google).

No comments: