Monday, April 17, 2017

O que o golpe de 2016 fez contigo?


Contigo eu não sei, mas comigo, aniquilou a possibilidade de eu ter uma bolsa de doutorado. Fez eu me sentir ainda mais vulnerável na condição de trabalhadora brasileira, cujos direitos foram ameaçados e roubados. 

O golpe fez a violência aumentar em minha volta, topo tipo que se possa imaginar, pessoalmente e através das mídias, aumentaram guerras, mortes, crimes, balas perdidas, desemprego, desespero. Aumentou a percepção da profundidade da corrupção do país: o poder judiciário imparcial, corrupto e insano. 

Através do golpe eu aprendi alguns dos elementos essenciais da soberania do Brasil: a água, o petróleo, o nióbio, a Educação, as terras, a Amazônia, a cultura, a democracia, etc. Pois são estes os elementos que o capitalismo selvagem das economias centrais contemporâneas mais cobiça e, por isso, financia o desmonte do Brasil, apoiando a candidatura de homens e mulheres que se comprometem em entregar-lhes as nossas riquezas, através das privatizações dos recursos e das instituições estatais do nosso país. 

Esse golpe me fez perceber o quanto o projeto do capitalismo selvagem é eficiente e o quanto a esquerda está dividida e desmobilizada diante dos problemas de hoje. Existe uma anestesia política pairando no ar, ao mesmo tempo em que notícias sensacionalistas nos roubam a atenção para nos desmobilizar mais ainda. 

Nós temos todos os motivos para não fazermos nada: estamos cansados, explorados, expropriados, endividados, mobilizados pela zona de conforto e pela zona de opressão, sem tempo para nós mesmos, individualizados egoística e racionalmente em nossos quadrados. Não sabemos o que fazer e mesmo se soubéssemos, talvez, não faríamos, afinal, dá muito trabalho projetar a mudança de um país.

Afinal, somos muito pequenos para lutarmos contra o aparelho de hegemonia do capitalismo selvagem, eles têm bombas atômicas, exércitos e canhões, e nós, o que temos?


No comments: